Melhores cadeiras de rodas 2024 - Manuais e Motorizadas

Pesso se locomovendo em uma cadeira de rodas com auxilio de outra pessoa

Para muitas pessoas as cadeiras de rodas são um meio de transporte e garantem a mobilidade necessária para que realizem as suas atividades do dia a dia. 

Elas também auxiliam pacientes que se acidentaram e estão em processo de recuperação, o que faz com que sejam muito úteis. 

E por ter uma importância tão grande, esse é um produto que evoluiu bastante nos últimos anos, existindo hoje em dia até mesmo opções motorizadas. 

Portanto, nesse artigo vamos te mostrar quais são as melhores cadeiras de rodas e ainda te explicaremos tudo a respeito desse item.  

{getToc} $title={Indice}

Melhores cadeiras de rodas manuais

cadeira de rodas manual

A cadeira de rodas foi inventada no ano de 1933 por um engenheiro mecânico norte-americano chamado Harry Jennings.

Desde então esse foi um produto que passou por inúmeras melhorias, que fizeram com que ficasse cada vez mais adequado a pessoas com mobilidade reduzida. 

Porém, para os seus usuários é fundamental que ele apresente características como conforto e facilidade de uso, o que nem sempre acontece.  

Por conta disso, a seguir fizemos uma seleção com as melhores cadeiras de rodas manuais, confira: 

Cadeira de Rodas D400 T44 Dellamed

Cadeira de Rodas D400 T44 Dellamed


Oferecendo um maior espaço de acomodação, essa cadeira de rodas foi desenvolvida a partir de rigorosos testes do INMETRO e da ANVISA para garantir segurança e conforto aos seus usuários. 

Ela conta com um encosto rebatível, suporta um uso intenso mesmo em terrenos irregulares e conta com apoios de braço escamoteáveis com suporte almofadado. 

As rodas dianteiras desse modelo são maciças e apresentam sistema anti furos e as traseiras são de 24'' compostas por pneus infláveis. 

A cadeira vem ainda com protetor lateral de roupas, tem apoio de pés com regulagem de altura e é equipada com almofada feita com espuma de alta densidade e capa de nylon. 

Mais um diferencial é que nela encontram-se freios bilaterais reguláveis e ergonômicos e bolsa traseira com zíper. 

Prós 👍

  • Rodas com sistema anti furos
  • Apoio de pés com regulagem de altura
  • Bolsa traseira com zíper 

Contras 👎

  • Suporta apenas 100 kg

Cadeira de rodas D100 Dellamed

Cadeira de rodas D100 Dellamed


A cadeira de rodas D100 conta com o design mais moderno da categoria e é produzida com chassi tubular robusto de aço carbono com pintura epóxi, que garante a sua alta durabilidade. 

Ela suporta um peso máximo de 100 kg, tem estofamento acolchoado em nylon e possui apoios de braço estofados, ergonômicos e confortáveis.

Nesse modelo encontram-se rodas dianteiras com pneus maciços à prova de furos, rodas traseiras de 24” com pneus infláveis e apoio para pés articulado, que facilitam a sua utilização. 

Outro ponto positivo é que essa opção vem com um TipAssist aderente, que auxilia na transposição de pequenos obstáculos, e seus freios bilaterais apresentam uma alavanca ergonômica muito funcional. 

Prós 👍

  • Apoios de braço estofados e ergonômicos
  • Freios bilaterais 
  • Estrutura de aço carbono 

Contras 👎

  • Assento pouco acolchoado 

Cadeira de Rodas Centro S1 - Ottobock

Cadeira de Rodas Centro S1 - Ottobock


Essa cadeira de rodas da Ottobock oferece um ótimo custo benefício e é dobrável em sistema “X”, o que faz com que seja muito fácil de levá-la para todos os lugares. 

Sua estrutura é confeccionada em aço, o chassi é robusto e resistente e o assento apresenta estofamento de alta densidade e capa de tecido impermeável. 

Além disso, esse modelo conta com apoio de braços com suporte almofadado, tem apoio de pés removível e rebatível lateralmente com regulagem de altura e apresenta uma faixa ajustável para apoio da panturrilha.

Nele há também pneu de borracha macia anti furos, protetor lateral de roupas e sistema empurre e trave com alto grau de aderência. 

Prós 👍

  • Tecido impermeável 
  • Sistema empurre e trave com alto grau de aderência 
  • Dobrável em “X”

Contras 👎

  • Tamanho maior 

Cadeira de Rodas Start B2 - Ottobock

Cadeira de Rodas Start B2 - Ottobock


Produzida em alumínio aeronáutico, a cadeira de rodas Start B2 possui estrutura dobrável em "X" com punhos bacteriostáticos, que impedem a propagação de bactérias. 

Ela conta com o recurso TipAssist, que é composto por um pedal de apoio que auxilia na transposição de obstáculos, e suas rodas traseiras apresentam um sistema de desmontagem rápida "Quick Release". 

Essa opção suporta um peso máximo de 100 kg, tem apoios de pés removíveis com regulagem de altura e oferece ajuste do ângulo tíbiotársico com faixa de panturrilha ajustável. 

Mais um ponto positivo é que seu suporte de braços possui espuma injetada e protetor lateral de roupas integrado e suas rodas traseiras são de 24" e compostas por pneu de borracha maciça anti furos. 

Prós 👍

  • Sistema de desmontagem “Quick Release”
  • Recurso TipAssist
  • Punhos bacteriostáticos

Contras 👎

  • Suporta somente 100 kg 

Cadeira De Rodas Alumínio Avd Ortobras Desmontável

Cadeira De Rodas Alumínio Avd Ortobras Desmontável


Esse modelo de cadeira de rodas é desenvolvido com um sistema reforçado de duplo X, que aumenta a segurança e a sua durabilidade. 

Ele suporta um peso de até 120 kg, possui apoios de braço rebatíveis e vem com suporte para os pés com regulagem de altura e ângulo, que deixam a postura do usuário o mais confortável possível.

A cadeira é fabricada em alumínio aeronáutico, é totalmente desmontável e apresenta rodas dianteiras maciças de 6” com garfo de alumínio e rodas traseiras de 24” com sistema de desmontagem rápida “Quick Release”. 

Nela há pedal removível com ângulo ajustável, rolamentos blindados nas quatro rodas, assento e encosto acolchoados com acabamento em nylon e freios bilaterais com acionamento para frente. 

Prós 👍

  • Suporta até 120 kg 
  • Rolamentos blindados nas 4 rodas
  • Pedal removível e ajustável 

Contras 👎

  • Preço alto 

Melhores cadeiras de rodas motorizadas

cadeiras de rodas motorizadas

É sabido que as cadeiras de rodas tradicionais suprem muito bem as necessidades dos usuários e são bastante úteis. 

No entanto, nos últimos anos surgiram os modelos motorizados, que requerem um menor esforço durante a sua utilização e são ideais para quem possui diminuição da mobilidade nos braços. 

Logo, se é por um desses que você está procurando, saiba que agora vamos te mostrar quais são as melhores cadeiras de rodas motorizadas. 

Cadeira de Rodas Motorizada Dobrável D1000 – Dellamed

Cadeira de Rodas Motorizada Dobrável D1000 – Dellamed

{getButton} $text={Ver na Amazon} $icon={cart} $color={Hex Color} {getButton} $text={Ver no Mercado Livre} $icon={cart} $color={#fcdb00}

A cadeira de rodas motorizada D1000 conta com uma estrutura em alumínio dobrável com sistema duplo X, que garante uma alta leveza, facilidade de uso e resistência. 

Ela vem equipada com uma bateria recarregável removível e tem estofamento 100% em nylon acolchoado com almofada de alta densidade para maior conforto.  

Esse modelo apresenta sistema de fechamento por articuladores, possui motor de 300 watts, é composto por pneus anti furos e antiderrapantes e oferece rolamentos blindados nas 4 rodas. 

Nele há também apoios de braço com regulagem de altura por botão, protetor de roupa na lateral do assento, bolsão traseiro com zíper e freio eletromagnético inteligente. 

Prós 👍

  • Pneus anti furos e antiderrapantes 
  • Freio eletromagnético inteligente 
  • É leve e resistente 

Contras 👎

  • Não é feita com tecido impermeável 

Cadeira de Rodas Motorizada Freedom Millenium C

Cadeira de Rodas Motorizada Freedom Millenium C


Confeccionada com motores de alta potência, essa cadeira de rodas motorizada apresenta um design moderno composto por um banco anatômico e reclinável, que confere um maior conforto aos usuários. 

Ela conta com braços articulados com ajuste de comprimento, tem encosto de cabeça com regulagem de altura, atinge uma velocidade máxima de 10 km/h e oferece autonomia de cerca de 15 km. 

Nesse modelo o suporte do Joystick é articulado, o que possibilita o seu recolhimento conforme a necessidade, e há conectividade com um aplicativo, que permite acessar todas as suas configurações no celular ou computador. 

Outro diferencial é que essa opção vem com pedaleiras Swing Away com ajuste de comprimento, altura e largura e seu fechamento é em L, o que facilita durante o transporte. 

Prós 👍

  • Encosto de cabeça com ajuste de altura 
  • Banco anatômico e reclinável 
  • Joystick articulado 

Contras 👎

  • Valor alto 

Cadeira de Rodas Motorizada B400 OttoBock

Cadeira de Rodas Motorizada B400 OttoBock


Essa opção de cadeira de rodas motorizada se destaca por ter um design mais compacto, que permite passar com ela em portas estreitas de 60 cm e se aproximar de mesas facilmente. 

O produto oferece um giro de 80 cm, que é bastante útil em ambientes menores, apresenta uma autonomia de até 35 km, o que evita grandes preocupações com relação a sua bateria, e alcança uma velocidade de 7,2 km/h. 

Esse modelo é capaz de ultrapassar obstáculos de até 50 mm de altura, pode ser utilizado em rampas de até 12º de inclinação e conta com assento ajustável. 

Ele vem ainda com apoio de braços e pernas e seu encosto pode ser reclinável em 4 posições: 0º, 10º, 20º, 30º. 

Prós 👍

  • Design compacto 
  • Autonomia de 35 km 
  • Encosto reclinável 

Contras 👎

  • Apoio de braços sem acolchoamento 

Principais dúvidas sobre cadeiras de rodas

Por mais que a cadeira de rodas seja um produto que existe há muitos anos e que é utilizado no mundo todo, quem não é da área da saúde costuma ter várias dúvidas sobre ela. 

Essas dúvidas não somente podem confundir as pessoas na hora da compra, como também podem levar a uma escolha errada. 

Por isso, nos tópicos abaixo vamos responder as principais perguntas a respeito desse item. 

Melhor marca de cadeira de rodas

Por serem muito populares, as cadeiras de rodas são produzidas por inúmeras fabricantes, que oferecem aos consumidores diferentes características. 

Como o investimento na hora de adquirir uma dessas costuma ser alto, é fundamental dar preferência para modelos de qualidade e duráveis. 

Com isso, as melhores cadeiras de rodas são confeccionadas por algumas marcas bastante conhecidas nesse meio e as principais são: 

  • Ottobock 
  • Freedom 
  • Ortobrás 
  • Jaguaribe 
  • Ortomobil
  • Dellamed

Como escolher uma cadeira de rodas correta para idosos?

Idosos em uma cadeira de rodas

Muitas pessoas pensam que as cadeiras de rodas apenas são utilizadas por paraplégicos ou tetraplégicos. 

Contudo, isso não é uma realidade e esse produto também é indicado para quem possui problemas de mobilidade, como os idosos. 

Porém, não são todas as cadeiras de rodas que são indicadas para esse público, existindo alguns detalhes que devem ser analisados no momento de escolher um modelo para ele. 

Um ponto importante sobre isso é o peso do produto. Isso porque na maioria das vezes os idosos são transportados por um cuidador. Sendo assim, indicam-se as opções feitas em alumínio, que são mais leves. 

É necessário também que exista assento e encosto com um bom acolchoamento para evitar que o usuário fique com dores durante o uso. No geral cadeiras para idosos devem oferecer o máximo de conforto!

Além disso, vale a pena conferir se a cadeira de rodas é facilmente dobrável e se conta com ajustes nos apoios de pés e de braços para que possa ser regulada na posição mais correta para o idoso. 

Qual o melhor material para uma cadeira de rodas?

As cadeiras de rodas costumam ser produzidas em dois materiais principais: aço carbono e alumínio. 

Os modelos criados com aço carbono possuem uma estrutura mais robusta e apresentam uma alta resistência. Por conta disso, suportam um peso maior, sendo indicados principalmente para pessoas obesas. 

A desvantagem é que eles acabam sendo mais pesados, o que pode dificultar o seu manuseio por parte dos cuidadores. 

Já as cadeiras de rodas de alumínio são o oposto. Como essa matéria-prima é leve, elas acabam tendo uma facilidade de uso superior. 

No entanto, o alumínio não é tão resistente e normalmente as opções criadas com ele suportam apenas cerca de 100 kg. 

Dessa forma, a melhor cadeira de rodas com relação ao material é a que se adapta mais corretamente às suas necessidades. 

Caso busque por um produto mais resistente, vale a pena investir nas de aço carbono. Por outro lado, se a ideia é ter leveza, então as de alumínio são as mais indicadas. 

Qual o melhor tipo de cadeira de rodas: Manual ou Motorizada?

Por muito tempo o único modelo de cadeira de rodas que existiu era o manual, que não se adaptava tão bem a todas as pessoas. 

Felizmente isso mudou e atualmente já é possível encontrar opções motorizadas, que ganham muitos pontos no quesito praticidade. Mas, qual delas é a melhor? 

A verdade é que a resposta para essa pergunta depende da situação. 

As cadeiras manuais apresentam como vantagens serem mais acessíveis, não precisam de bateria para funcionar e são portáteis, o que permite levá-las para todos os lugares facilmente. 

Entretanto, para que sejam utilizadas corretamente é preciso que o usuário tenha uma boa mobilidade nos membros superiores ou precisará de um cuidador para transportá-lo. 

As cadeiras de rodas motorizadas, por sua vez, são as mais recomendadas para quem não possui uma boa força ou controle dos braços. 

Essas exigem um baixo esforço do usuário, são mais práticas e permitem percorrer distâncias maiores sem dificuldades. A desvantagem é que seu preço é o mais alto e muitos modelos passam dos R$10 mil. 

Portanto, para fazer uma escolha acertada deve-se avaliar principalmente as condições de mobilidade de quem irá utilizar a cadeira de rodas e o valor que se tem disponível para investir em uma dessas. 

Conclusão

A cadeira de rodas é responsável por tornar a vida de muitas pessoas mais simples e independente. Contudo, para adquirir uma dessas é preciso levar em consideração uma série de questões, sendo que uma das principais é a qualidade. 

Por isso, nesse artigo reunimos as melhores cadeiras de rodas manuais e motorizadas para que você consiga escolher uma opção que realmente valha o investimento. 

Dentre os modelos presentes no nosso ranking, existem cadeiras que se adaptam a todas as necessidades e que contam com valores mais acessíveis ou mais caros. 

Deste modo, com certeza ao analisar as características de cada um deles você conseguirá determinar qual é o ideal para você. 

Para pequenos períodos de uso talvez seja interessante alugar uma cadeira de rodas, pode até sair mais em conta que a aquisição. 

Logo, esperamos que tenha gostado desse artigo e que consiga escolher a melhor cadeira de rodas. 

Até a próxima! 

Postagem Anterior Próxima Postagem

 

App Day Amazon

Formulário de contato