Como superar a falta de concentração no home office

Como superar a falta de concentração no home office

Trabalhar em home office é uma vantagem que trouxe muitos benefícios para muitas pessoas. Porém, para outras, pode representar um desafio. Um deles é a concentração e organização do tempo.

Nesta breve leitura, você vai poder conferir informações e dicas importantíssimas para que possa começar a otimizar a sua rotina de trabalho e de saúde agora mesmo para ter um rendimento muito maior no seu trabalho.

Pois, saiba que a forma como você cuida da sua saúde está totalmente ligada à sua capacidade de se concentrar e vamos te esclarecer isso a seguir:

O que você precisa saber sobre o Home Office

O Home Office é uma modalidade de trabalho que se tornou muito enfatizada nos últimos 2 anos. Esse tipo de profissão passou a ser regularizado na Reforma Trabalhista de 2017, mas já existia há muito tempo.

Para algumas profissões que envolvem essencialmente o uso do computador, não foi difícil adaptar-se à nova realidade do mercado. 

Mas quem teve de aprender uma proposta totalmente nova de trabalho e aprender a reorganizar a rotina separando as tarefas do serviço e as demandas de casa?

O fato de trabalhar em Home Office é tão vantajoso que essa sua mesma característica pode vir a se tornar um problema, quando estar em casa gera procrastinação, falta de concentração no trabalho por motivos de organização pessoal e até mesmo fatores ambientais e sociais.

Para quem mora com a família toda e filhos, a jornada em home office chega a ser muito tumultuada e conflitante. E pode gerar problemas de concentração, produtividade  e até mesmo excessos na saúde.

Então como otimizar tudo isso e aprender uma forma de fazer com que a sua mente esteja focada no trabalho, evitando o gasto de energia e tempo com distrações.

Confira:

O que você precisa saber sobre atenção e foco: dicas para se concentrar melhor

Mulher distraída com celular em seu home office

O foco e a atenção são, na realidade, elementos inerentes aos nossos processos cognitivos de adaptação e desadaptação, que foram essenciais para a sobrevivência e evolução da espécie humana.

O cérebro não pode dar conta de processar todas as informações no ambiente ao mesmo tempo, então, seguindo uma hierarquia de estímulos, ele seleciona o que é relevante.

É importante estar adaptado ao ambiente para poder ter conforto, porém, muita adaptação pode desestimular a atenção e outras coisas no ambiente passam a se tornar atraentes.

Sabendo disso, para melhorar sua concentração no home office, você pode:

  • Faça um check list das suas tarefas e tê-lo visível. Trata-se de priorizar o que é importante. Risque as tarefas cumpridas, pois isso irá estimular a sensação de dever cumprido e ação.
  • Estabelecer horários e colocar um despertador. Os horários vão gerar uma rotina para você, e o despertador irá, de fato, despertar a sua atenção e gerar um estímulo para o seu cérebro entrar em alerta e foco.
  • Durma bem e cuide da sua alimentação. A fome gera processos fisiológicos que prejudicam a concentração, ainda que você demore para perceber. 

O mesmo acontece com as noites mal dormidas. Elas desencadeiam no cérebro um processo residual além de economia de energia, que dificulta mais ainda a sua concentração.

Alguns cursos de home office já (sabendo do desafio) também se preocupam com a parte da organização e produtividade.

Cuidar da saúde é imprescindível para ter uma boa concentração. Cuidado com a flexibilização dos horários que venham a interferir e prejudicar a qualidade do sono e da sua alimentação.

Cuidado especial com a postura é importante. Fique por dentro de boas cadeiras home office e evite ter dores nas costas e no pescoço decorrente de horas trabalhando sentado.

Organize-se bem para dormir e, de fato, descansar. 

O home office pode ser desafiador, mas organizando bem a sua rotina e seu ambiente você conseguirá se concentrar! 

Postagem Anterior Próxima Postagem