O que é ergonomia e sua importância!

O que é ergonomia e sua importância

Neste artigo abordaremos um tema de suma importância para a saúde dos trabalhadores seja qual for sua área de atuação! Nesta leitura, você vai descobrir o que é e qual a importância da ergonomia!

Sabe aquele tapete de mouse com apoio para pulso, ou aquela cadeira ajustável que acomoda você de forma a preservar a saúde da sua coluna? Sabe aquelas recomendações de qual é a altura ideal que a tela do computador deve estar posicionada bem como a elevação do teclado?

Tudo isso é ergonomia! É considerar quais são as condições do espaço físico que envolve o ambiente do trabalhador, bem como a sua interação com ele durante toda e qualquer fase do trabalho.

Conheça mais sobre essa disciplina, a sua importância e benefícios a seguir:

Como as condições do ambiente de trabalho  influenciam na saúde do trabalhador

O ambiente de trabalho é onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo. Na maior parte do tempo, isso é válido para a maioria das pessoas.

O trabalho vai moldando a pessoa. Nossa vida e modo de viver se baseia em uma interação constante com o meio físico em que vivemos. Ele nos influência e atua sobre nós tanto quanto nós o influenciamos e atuamos sobre ele.

As condições físicas do ambiente de trabalho irão exercer, pois, influência sobre os trabalhadores. De tal modo que é de total importância garantir a integridade física e otimização da saúde dos profissionais, sejam eles de qualquer área ou ramo de atuação.

Por exemplo, se uma pessoa trabalha com uma atividade de risco, ela precisa dos equipamentos de proteção individual para garantirem o máximo de proteção possível a sua saúde e integridade, e assim, a realização do trabalho.

O mesmo é válido para uma pessoa que não trabalha com uma atividade que envolva riscos letais, mas que, por exemplo, pode gerar danos à sua saúde à médio e longo prazo. Como é o caso de muitas pessoas que trabalham com digitação e acabam desenvolvendo L.E.R.

Identificando essa realidade no mercado de trabalho ao redor do mundo e a necessidade de prover mais saúde e/ou condições saudáveis de trabalho, surgiu uma disciplina científica chamada ergonomia.

O que é ergonomia e porque ela é uma área importante de ser estudada

A ergonomia é uma disciplina científica que visa entender a relação entre o homem e seu ambiente físico no trabalho para promover mais saúde e prevenção de danos às pessoas no próprio exercício da profissão.

Ela contempla e integra na área da saúde principalmente os conhecimentos da área médica e também da fisioterapia. 

Um profissional desta área, em uma avaliação, irá identificar qual é o tipo de trabalho realizado e entender quais são as suas implicações para a saúde.

Ele vai se propor a orientar mudanças e implementação de equipamentos específicos, exercícios e recomendações visando a saúde do trabalhador.

Ainda que não seja feita a contratação dos serviços de um especialista nessa área, ainda sim todo o mercado visa atender as recomendações dessa área de conhecimento. Fabricantes de móveis, equipamentos, específicos… todos devem estar atentos até mesmo às recomendações da ANVISA. 

Dicas para observar sua saúde no seu ambiente de trabalho, seja ele no escritório ou em casa!

Confira essas dicas para ter mais saúde no trabalho:

  • Invista em equipamentos e mobiliários com dimensões adequadas para a sua proporção e boas cadeiras de escritório.
  • Observe a sua postura e se as condições do seu assento, ou local de trabalho e utensílios em geral,  estão em conformidade com a sua integridade física.

A ergonomia se preocupa em proporcionar mais saúde e proteção no seu dia de trabalho!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato